Como Não Engordar nas Festas de Final de Ano

 

como não engordar nas festas de final de anoJá sabe como conciliar os excessos das festas e a manutenção de peso?

Se necessita eliminar alguns quilinhos para entrar no seu vestido da Passagem de Ano, cuidado com as armadilhas: dietas rápidas, promessas de emagrecimento fácil.

E como resistir se são tantas as comemorações, num curto período de tempo?

Nesta altura de festas e comemorações comuns nesta altura do ano, com refeições e sobremesas irresistíveis, podemos cair em tentação. Saber que as tentações estão por vir é um ponto a nosso favor e assim podemos nos preparar mentalmente para comer de forma adequada.

A seguir, algumas dicas, para evitar abusos alimentares e aumento de peso nesta época do ano:

Como resistir ao panetone? Ele é realmente muito calórico?

Sim, o panetone é realmente muito calórico, mas nem por isso devemos tirá-lo do nosso cardápio, podemos consumi-lo, desde que de forma moderada. Por exemplo, no pequeno-almoço, podemos substituir o pão com manteiga por uma fatia fina de panetone.

Existe também a opção do panetone light, mas não deve comer mais por ser light, e sim para comer a mesma quantidade com menos calorias. Tenha em mente:

Calorias do Panetone

– 1 fatia panettone 80g: 285 – 300calorias
– 1 fatia panettone light 80g: 200 calorias

Qual a carne mais magra que podemos comer durante o Ano Novo?

Lombo, chester e tender são carnes bem magras e contribuem para um cardápio menos calórico nas ceias de final de ano. Mas as carnes mais tradicionais, como o pernil, podem fazer parte desse cardápio, o que não podemos é exagerar nas porções. Se houver mais que uma opção de carne, devemos escolher apenas uma, ou um pedaço pequeno de cada opção.

Qual a bebida menos calórica que podemos consumir no fim do ano: sidra, champanhe, vinho, cerveja?

As bebidas alcoólicas são muito calóricas. Cada grama de álcool fornece 7 calorias, enquanto os carboidratos e proteínas fornecem 4. Além disso ao consumir um aperitivo alcoólico, nós apuramos o paladar e comemos mais. Muitos dizem sentir mais fome quando bebem.

Se pensarmos apenas no valor calórico, a cerveja é a mais indicada, mas aí está o grande engano, pois, em geral, bebemos muito mais volume e calorias quando consumimos cerveja.

Quando escolher, opte pelos destilados – vodka e uísque – pois esses são consumidos em volume menor que os fermentados, como vinhos e cerveja. Muito cuidado com os cocktails, pois estes utilizam frutas muito calóricas, açúcar, leite condensado, licores e álcool. Veja algumas indicações:

– Champanhe: 1 flute (125 ml) = 85 calorias
– Cerveja: 1 lata (356 ml) = 146 calorias
– Vinho tinto/branco:1 copo (100ml) = 70calorias
– Licores: 1 cálice (40ml) = 100-150 calorias
– Vodca: 1 cálice (28ml) = 65 calorias
– Uísque: 1 dose (28ml) = 70 calorias

Tâmaras, damascos, castanhas, figos, podemos comê-los à vontade?

As frutas cristalizadas são mais calóricas que as naturais?

As frutas da época são todas calóricas. Devemos consumi-las com moderação. Uma dica é utilizá-las na preparação dos alimentos, como nozes no salpicão, ou damascos com lombo, porque assim dividimos e não comemos tanto assim. As frutas cristalizadas são mais calóricas do que as frescas e devem ser consumidas com moderação. Observe:

– 2 amêndoas: 184 calorias
– 3 damasco: 55 calorias
– 1 figo: 80 calorias
– 1 tâmara: 30 calorias
– 1 noz: 70 calorias

E em relação às sobremesas, quais as mais indicadas?

As sobremesas em geral são muito calóricas, principalmente, as que utilizam leite condensado na sua composição. As gelatinas podem ser utilizadas como uma alternativa, e existem formas muito criativas de prepará-la, deixando-a mais agradável e apetitosa. Podemos, também, servir um banquete de frutas como sobremesa e reduzir o valor calórico não fazendo doces.

Dietas líquidas para desintoxicar o organismo, no dia seguinte, são recomendáveis?

Ninguém fica intoxicado comendo muito na noite de Ano Novo. A não ser que haja intoxicação por alguma toxina. No dia seguinte, não se deve fazer dietas restritivas ou ficar sem comer, mas também não devemos manter o ritmo e passar o dia todo a comer, ou até uma semana, dado o volume de comida que se prepara ser muito grande e sobrar muita coisa…

O que fazer para não ficar com a sensação de estar empanturrado entre a semana de Natal e Ano Novo?

O mais recomendável é acabar com o Jantar de Natal, na noite de Natal. Não prolongá-lo e voltar à nossa dieta leve no dia seguinte. As compensações e dietas restritivas em nada nos ajudam. A ingestão de uma quantidade maior de água ajuda a combater a desidratação, causada pelas bebidas alcoólicas e pelo consumo muitas vezes exagerado do sal.

Como nos prepararmos, adequadamente, para o jantar de Ano Novo?

Comece o dia 31 de Dezembro alimentando-se muito bem. Não salte nenhuma das refeições. Se possível faça uma caminhada e durma um pouco para estar bem-disposto. Beba bastante água e evite bebidas alcoólicas durante o dia. Jante por volta das 20-21h. Isso mesmo, não fique com o estômago vazio até à meia-noite, pois não resistirá aos salgadinhos e poderá comer muito antes mesmo de começar a festa.

Divirta-se. Boas Festas!